On junho 1, 2022
By admin | 0 Comments
Artigos

Perdeu o prazo da declaração do Imposto de Renda? Veja o que fazer!

O contribuinte obrigado a entregar a declaração do Imposto de Renda 2022 que perdeu o prazo deve prestar contas à Receita Federal o quanto antes. É preciso enviar o IR e, em até 30 dias, pagar a multa pelo atraso. O valor mínimo é de R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do imposto devido no ano.

A data-limite para declarar sem multa chegou ao final às 23h59 desta terça-feira (31), após prorrogação da entrega, marcada inicialmente para 29 de abril. Até as 20h, a Receita havia recebido mais de 35,5 milhões de declarações, ante uma previsão inicial de 34,1 milhões. Mais de 2 milhões caíram na malha fina.

Segundo a Receita, a multa é gerada no momento da entrega da declaração. A notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega e o contribuinte terá 30 dias para pagar a multa. Se perder esse prazo, começam a correr juros de mora com base na Selic.

O contribuinte tem cinco anos para declarar o IR, sob pena de ficar com o CPF irregular. Além disso, quanto mais demora para regularizar a situação da declaração, maior será a multa, alerta José Carlos Fernandes da Fonseca, auditor fiscal da Receita Federal responsável pelo IR.

“Se tinha que apresentar e não apresentou até o prazo legal, passa a ter problema de omissão da entrega da declaração. O programa identifica as [pessoas] que estavam obrigadas e não apresentaram e o CPF dessa pessoa pode se tornar irregular. A única forma de regularizar será apresentar a declaração e, nesse caso, quanto mais tempo deixar para apresentar a declaração, maior será a multa”, diz.

Fonte: folha1.uol

0
0
Share

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.